segunda-feira, 12 de abril de 2010

Revisão: um pouco mais sobre todas as orações

1-) Assinale o período em que haja oração subordinada substantiva:


( ) Paulo estava convencido de que ganhara na loteria.

( ) Deram-me uma resposta que eu não esperava.

( ) A primavera, que é a estação das flores, findou-se.



2-) Qual dos períodos abaixo é composto por coordenação?

( ) Rosa, que não era uma beldade, impunha-se por sua simpatia.

( ) Ela não era bonita, no entanto era simpática.



3-) Coloque 1 para orações subordinadas adjetivas e 2 para orações subordinadas substantivas:

( ) O povo diz que todos os caminhos levam a Roma.

( ) Eu ouço a terra que estala no ventre quente do nordeste.

( ) É possível que eu chegue mais cedo.

( ) Tenho um estranho pressentimento de que serei vítima de traição.

( ) O jovem que estuda vence na vida.

__________________________________________________________________________________

4-Classifique as orações destacadas:

a-) Não me procurou, nem me telefonou.

b-) Abriu os olhos, sorriu, mas ficou calado.

c-) Vamos para casa que é tarde.

d-) Não deixes de estudar porque a prova será amanhã.

e-) Consegui uma boa nota porque estudei muito.

f-) Não fui a aula porque o diretor me dispensou.

g-) Eles estão certos de que você não faltará.

h-) Lúcia gostaria de que lhe dessem um carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário