sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Orações subordinadas adjetivas

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS




* * *





1-) Transforme a oração subordinada adjetiva em período simples através de um adjetivo:

a-) O homem que trabalha merece recompensa.

b-) O aluno que se esforça aprende.

c-) Visitamos uma praia que atrai pelo sossego e beleza.

d-) Trata-se de uma literatura que instrui. .

e-) É uma peça que diverte do começo ao fim. .

f-) O time que venceu receberá um troféu.

g) Diga somente palavras que agradem ao público. .

h-) Esta é uma água que se pode beber. .

i-) Sou uma nuvem que passa.

j-) Recebemos uma proposta que não se pode aceitar. .



2-) Faça ao contrário:

a-) Este é um caso insolúvel. .

b-) Assistimos a uma cena inacreditável. .

c-) Cometeram uma falta imperdoável.

d-) É um rio piscoso. .

e-) Compramos uma terra produtiva.

f-) Foi um passeio agradável.

G -) O aluno estudioso aprende. .

h-) É uma moça encantadora.

i-) Costuma receber a todos com um sorriso acolhedor.

j-) O time perdedor já fica desclassificado.



3-) Sublinhe a oração subordinada adjetiva e circule o pronome relativo que a introduz.

a-) Não vejo nada senão a névoa que toca o vento.

b-) Deixe-o na sua tristeza que parecia incurável.

c-) São luzes fracas que não conseguem expulsar as sombras da noite.

d-) Saíram todos quantos assistiram ao jogo.

e-) Esta é a casa onde nasci.

f-) Houve um momento em que olhei sua cara banal.

g-) Agora apresentamos a pessoa a quem nos referimos.

h-) Isso que você está dizendo parece impossível.

i-) Há também homens morenos que cantam na porta de alguém.

j-) Aos meus pais devo tudo quanto de bom há em mim.

k-) Os jovens preferem exportes que forçam os músculos.

l-) Ele, que tanto lutou, não ganhou nada.

m-) Dirigi-me ao jornaleiro da esquina, o qual me atendeu amavelmente.

n-) Há regiões no Brasil cujos recursos naturais continuam inexplorados.

o-) Depois viajaram para Belém, onde permaneceram uma semana.

p-) Levamos tudo quanto nos pertencia.

q-) No armazém da esquina compramos os mantimentos de que precisamos.

r-) A operação cirúrgica a que se submeteu salvou-lhe a vida.

s-) O navio em que viajei oferecia todo o conforto.

t-) Na viagem conheci uma jovem americana com quem mantinha longas conversas.

u-) O atleta não me disse o motivo pelo qual desistiu da competição.

v-) Paramos em frente a um museu, em cuja escadaria nos sentamos.

w-) Estes veículos, a respeito dos quais já lhe falei, são de fabricação nacional.

x-) Os náufragos, que chegaram à praia ,foram logo devorados pelos índios.

y-) Expus imediatamente o caso a Leandro, com quem me dou muito bem.



* * *













4-) Divida e classifique as orações subordinadas adjetivas:



a-) Pedra que rola não cria limo



b-)A raposa, que é muito matreira, enganou o corvo.



c-) Fui recebido numa pequena sala, que era modestamente mobiliada.



d-) Conversaremos na sala que estiver mobiliada.





e-) Não corte as árvores em cujos galhos há orquídeas.



f-) O parque era sombreado por belas árvores, de cujos galhos pendiam orquídeas.



g-) Conheces o lugar onde o avião caiu?



h-) O avião caiu na selva Amazônica, onde foi encontrado vinte horas após.



i-) Eu, que não falo japonês, não entendi nada.



j-) Cachorro que late não morde.



5- Una as orações absolutas, formando uma oração subordinada adjetiva:

a-) Foram longos dias. Esses dias demoraram a passar.

b-) É um grande amigo. Com esse amigo se pode contar.

c-) Possui um grande talento. Desse talento precisaremos.

d-) É um bom argumento. Nesse argumento confio muito.

e-) É dono de um grande potencial. Esse potencial deve ser valorizado.

f-) Foram meses de muito esforço. Esse esforço nos deixou esgotados.



6-)Sublinhe a subordinada adjetiva e classifique:



a-) As baleias, que hoje são protegidas por leis, já estiveram ameaçadas de extinção.

b-) As crianças de que lhe falei chegarão hoje.

c-) Todos que passavam pela praça admiravam aquela escultura.

d) A casa, que deixamos, era espaçosa.

e) As pessoas esperaram um longo tempo pelo médico, o qual não apareceu.



f-) Os problemas que acontecem na fábrica são grandes.

g) Os trabalhadores que lutam e se esforçam merecem respeito.



h-) Os trabalhadores, que lutam, merecem respeito. .



7-SUBLINHE AS ORAÇÕES SUBORDINADAS E CLASSIFIQUE-AS:



a-) Ela é a poetisa de quem gosto muito.

b-) Não tenho dúvidas de que os alemães trouxeram importantes influências a nossa cultura.

c-) As frases de que precisamos devem ser sinceras.

d-) As frase que ouvimos são falsas.

e-) Todos sabemos que o alemão trouxe importantes valores consigo.

f-) Não devemos esquecer que o trabalho rural é fundamental para a economia do país.

g-) Que se compreenda o valor do negro é fundamental.

h-) Ele disse que não quer falar comigo hoje.

i-) A dançarina, que trabalha no teatro, sempre é notícia.

j-) As ruas que os portugueses dominaram são, hoje, passeio de turistas.

l-) Impediram que ele entrasse.

m) Os alunos que mais reclamam são os que menos rendem.

n-) A natação, que é um esporte maravilhoso, fortalece os músculos.

o-) Pensei que saberíamos tudo na prova.

p-) Ela tem grande desejo de que eu seja militar.





8-Numere de acordo:

1- Assindética

2- Sindética aditiva

3- Sindética adversativa

4- Sindética alternativa

5- Sindética conclusiva

6- Sindética explicativa



a- ( ) Foi embora e nem me disse adeus.

b- ( ) Ora brigam, ora estão de bem.

c- ( ) Ande depressa porque já está esfriando.

d- ( ) Estudou muito mas não conseguiu a média

e- ( ) Espere pois haverá outras oportunidades

f- ( ) Leio muito, pois quero instruir-me

g-( ) A espada vence, mas não convence.

h-( ) A doença vem a cavalo e volta a pé.

i- ( ) Custou, mas acertou.

j- ( ) Ao redor da fogueira as crianças riam, dançavam e cantavam.

l- ( ) Estiveste lá, logo ouviste a notícia.

m-( ) Às vezes há mundos num grão de areia e nada num coração humano.

n- ( ) Ou lutas contra a corrente ou serás levado por ela.

0- ( ) Patrícia é irrequieta, todavia tem bom coração.

p- ( ) Não assisti ao filme por isso não posso comentá-lo.



9--Sublinhe a subordinada e numere, sendo:

( 1 ) Subordinada substantiva e ( 2 ) Subordinada adjetiva:

a- ( ) Este é o mestre a quem muito devemos.

b- ( ) Faça tudo quanto eu lhe disser.

c- ( ) Convém que saibas da verdade.

d- ( ) Os jornais informaram que o Estado do Mato Grosso se dividiu.

e- ( ) Descobri onde ele morava.

f- ( ) Não sei como chegaram até aqui.

g- ( ) Não me oponho a nada.

h- ( ) A verdade é que ele não presta.

i- ( ) Voltou a inquietude a qual sentira pela manhã.

j- ( ) Senti que me puxavam o braço violentamente.

l- ( ) Não há palavras que digam todas as belezas nossa terra.

m-( ) Há muitos olhos os quais têm aquela cor meio verde.

n- ( ) É interessante a idéia de que façamos uma gincana.

o- ( ) O orador exclamava isso: “que o Brasil já está se desenvolvendo!”

p- ( ) Sabe-se que nossa escola é a melhor.



10- Classifique as orações do exercício anterior:



:

11-) Divida o período em orações e classifique-as:



a-) Os homens chegaram à lua e a lua perdeu o sossego.

b-) Pergunte ao professor, que ele sabe.

c-) Comprei uma fazenda que pertencera a um barão.

d-) Nas cidades onde passei tive uma calorosa recepção.

e-) Ali, bem ali, esperávamos que os balões caíssem.

f-) Que te justifiques convém.

g-) Confiamos em quem nos quer bem.

h-)A vida que devemos ter deve ser uma obra de arte.

i-) O balão subiu rápido, desapareceu no céu.

j-) Voltei para casa, certo de que havia feito uma boa prova.

l-) O terremoto foi forte, porém não houve vítimas.

m-) O prefeito tomara medidas que contrariavam os interesses do povo.

n-) Rute era quem mais reclamava.

o-) Uma coisa lhe garanto: que estes abusos não se repetirão.

p-) Acreditava-se que a Terra fosse imóvel.







12-Classifique os períodos e suas orações:



1-) Conseguimos os recursos necessários ou não montamos a peça.

2-) Não escreverei nada nem darei entrevista.

3) Muitos queriam que eu desistisse.

4- Que você venha é muito importante.

5-) Derrubaram o regime que reprimia.

6-) Esta é a praça onde a orquestra dará o concerto.

7-) Os povos da América Latina enfrentam problemas semelhantes, por isso devem unir-se.

8-) Tinha boas idéias mas não as defendia.

9-) O médico deu a notícia que tranquilizou a todos.

10-) A mulher, que sempre foi oprimida, vem conquistando sua libertação.

11- Só te peço isto: que sejas pontual.

12-) Sua aflição era que o rapaz não se abria.

13-) Admiramos as pessoas que defendem suas idéias.

14-) Nossas respostas coincidem, portanto estão certas.

15-) O racismo, que é uma violência contra o ser humano, tem nosso repúdio.



* * *

13-DIVIDA E CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES:



1-) Não falem agora que o momento é delicado.





2-) Você devolve todo o dinheiro ou denunciaremos toda a trama.



3-) Queremos que você nos deixe em paz.



4-) Estava receoso de que desarquivassem o processo.



5-) Fica neste município o sítio onde será rodado o filme.



6-) Estas são medidas que inflacionam.



7-) Sem dúvidas, é uma situação que desmoraliza.



8-) Continue escrevendo pois você pode ir longe.



9-) Reativemos o transporte ferroviário porque é o mais econômico.



10-) Que o réu seja absolvido é possível.



11-) Meu gosto era que você fosse dentista.



1 2-) Você não tem medo de que o assaltem

Nenhum comentário:

Postar um comentário