PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Um período é composto por subordinação quando há orações que dependem sintaticamente de outras. Esse período consta de uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas (ou dependentes).
A oração subordinada exerce função sintática de um termo da oração principal e vem, normalmente, ligada por uma conjunção subordinativa.
Dividem-se em: substantivas, adjetivas e adverbiais.
Orações Subordinadas Substantivas
Exercem a função de um substantivo e classificam-se de acordo com a função que desempenham em relação a oração principal.
Geralmente, vêm introduzidas pelas conjunções integrantes que, se.
1- SUBJETIVA: Exerce função de sujeito da oração principal. O verbo da oração principal está sempre na 3ª pessoa do singular. Exemplo:
O quê? 1ª 2ª
É necessário/ que você nos oriente.
Or. Principal Or. Subord. Subst. Subjetiva
2- OBJETIVA DIRETA: Exerce função de objeto direto da oração principal – o verbo é transitivo direto e pede complemento. Faz-se as perguntas o quê? quem? após o verbo da oração principal.
Esta oração também pode ser introduzida pelas seguintes palavrinhas: quem, qual, quanto, como, quando e alguns pronomes indefinidos. Exemplo:
1ª o quê? 2ª
Ele comunicou / que partiria.
Or. Principal Or. Subord. Subst. Objetiva Direta
3- OBJETIVA INDIRETA: Exerce função de objeto indireto da oração principal. O verbo é transitivo indireto e pede complemento. É sempre introduzido com auxílio de preposição. Faz-se as perguntas com a preposição que estiver na frase, sempre após o verbo. Exemplo:
1ª de quê? 2ª
Ele se lembra / de que eram seis.
Or. Principal Or. Subord. Subst. Objetiva Indireta
4-COMPLETIVA NOMINAL: Exerce função de complemento nominal da oração principal. Vem sempre introduzido por preposição e completa o sentido de nomes (substantivo, adjetivo e advérbio). Exemplo:
1ª 2ª
Tenho receio / de que seja tarde.
Or. Principal Or. Subordinada Subst. Completiva Nominal
5- PREDICATIVA: Exerce função de predicativo da oração principal. A última palavra da oração principal é um verbo de ligação. Exemplo:
1ª 2ª
A verdade é / que ele voltou. { é – verbo de ligação (ser)}
Or. Principal Or. Subord. Subst. Predicativa
6- APOSITIVA: Exerce função de aposto da oração principal. Esta oração explica um substantivo ou pronome da oração principal. Podemos retirar a conjunção que da oração subordinada. Exemplo:
1ª 2ª
Só tem um desejo:/ que sejas feliz.
Or. Principal Or. Subord. Subst. Apositiva
EXERCÍCIOS:
1-) Transforme a oração subordinada substantiva em período simples:
a-) Os cidadãos querem que o governador os apoie.
b-) Pediram que o professor os auxiliasse.
c-) Anunciaram que o presidente chegaria.
d-) Informaram que o avião partiria.
e-) É importante que eles se unam.
2-) Faça o contrário do exercício 1:
a-) Aguardo o seu chamado.
b-) Verifique a existência de moléstia.
c-) Pediram a minha demissão.
d-) Precisamos de sua ajuda.
e-) Espero a sua colaboração.
3-) Divida e classifique as orações subordinadas abaixo:
a-) Começou a sentir que alguma coisa o agitava.
b-) Pensei que seríamos vitoriosos.
c-) Não se esqueça de que tem um horário rígido.
d-) Não sei quando voltarão.
e-) Parece certo que Roberto receberá a promoção.
F-) O engraçado é que você ficou na mão.
g-) Desejo um favor: que me empreste este disco.
h-) Ficou certo que hoje haveria jogo.
i-) Tudo depende de que estejas bem preparado.
j-) Márcia tinha receio de minha companhia.
4-)Classifique as orações grifadas:
a-) Não sei como chegaram até aqui.
b-) Perguntei-lhe se sabia do ocorrido.
c-) Não me oponho a que saias com ele.
d-) Que você volte ao colégio é fundamental.
e-) A sorte do rapaz foi que a polícia chegou.
g-) Já disse que não conheço essa moça.
h-) Os jornais deram a notícia de que tu casaste.
i-) Percebi logo que você estava fatigado.
j-) Não aceito essa desculpa: que choveu ontem.
l-) Ninguém revelou que nos desentendemos.
m-) Não convém que sofras.
n-) Tudo depende de que estejas bem preparado.
o-) Insistiu em que não fôssemos à festa.
p-) Descobri onde ele morava.
q-) O homem confirmou que estava interessado na casa.
r-) Eu derrubei o embrulho ,mas não me apavorei.
s-) É um animal frágil, logo merece todo cuidado.
t) O enfermeiro pegou a injeção e o paciente deu um grito.
Classifique as orações grifadas:
a-) Eles têm confiança em que eu faça sucesso.
b) O ideal seria que ninguém saísse antes do sinal.
c-) Ponho meu dinheiro no banco ou compro um carro?
d) Ora nadava, ora se expunha ao sol.
e-) Mexeu-se na poltrona, olhou para cima e levou um tombo.
f-) Que a verdade apareça é preciso.
5-DIVIDA E CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES ABAIXO:
a-) Ou você consulta o dicionário ou fica sem resposta.
b-) A casa era velha ,os cômodos eram pequenos, mas estava em ótimo estado.
c-) Percebeu que entre eles havia algum problema
d-) Percebeu que já era tarde.
e-) Que você participe é indispensável.
f-) Não encontrei o Felipe nem vi a Sandra; logo não lhes dei o recado.
g-) Fale, mas não grite, pois aqui ninguém é surdo.
h-) O homem esperava que a mulher aparecesse.
i-) A moça sugeriu isto: que ambos jantassem juntos.
j-) Vejo que a vida não é um mar de rosas.
6-Classifique as orações em destaque:
a-) Fiquei com medo de que Arlete desmaiasse.
b-) Gostei de que fossem vitoriosos.
c-) É impossível que ele faça tal asneira.
d-) Importa que você progrida.
e-) Seu desejo era que o homem aceitasse o convite.
f-) Marina se esqueceu de que nós a convidamos.
g-) Conta-se que há turistas na cidade.
h-) Recebi o aviso de que te casarás com Eva.
i-) Que alguém se julgue perfeito é muito detestável.
j-) Veja que horas são.
l-) Parece que tudo está indo mal.
M Convém que jantemos juntos.
n-) Ignora-se ainda que o câncer tem a cura?
o-) O sol desapareceu e a chuva caiu mansamente.
p-)Os vizinhos tinham a certeza de que o jantar seria alegre.
q) Sente-se aqui e fique calado pois o assunto é muito sério.
r-) Entre na sala ou saia mas não fique parado na porta.
s-) Solicitaram que eu comparecesse.
t) Que você me explique é suficiente.
u-) Já desconfiávamos de que tudo era mentira.
v-) Não corras, que é perigoso.
Assinale a resposta certa:
1-) “Nota-se que nunca perderam o papel principal”.
A oração sublinhada é:
a-) ( ) Coordenada Sindética Explicativa
b-) ( ) Subordinada Substantiva Predicativa
c-) ( ) Principal
d-) ( ) Assindética
e-) ( ) n. d. a.
2-) “Um se encarregou de que comprasse camarões”.
( ) oração principal
( ) oração absoluta
( ) Coordenada Sindética Conclusiva
( ) Subordinada Substantiva Completiva Nominal
( ) Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
3-) Nos trechos:
a-) “Não é possível que a notícia da morte o deixasse tão tranqüilo”.
b-) “Digo que as lágrimas eram verdadeiras”.
A palavra “que” está introduzindo, respectivamente orações:
( ) Subordinada Substantiva Subjetiva e Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
( ) Subordinada Substantiva Objetiva Direta e Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
( ) Duas Subjetivas.
( ) Subordinada Substantiva Subjetiva e Coordenada Sindética Explicativa
( ) Subordinada Substantiva Objetiva Direta e Coordenada Sindética Conclusiva.
4-) “A verdade é que a gente não sabia nada...”
A 2ª oração é:
( ) Subordinada Substantiva Objetiva Direta
( ) Subordinada Substantiva Predicativa
( ) Subordinada Substantiva Subjetiva
( ) Oração Principal
( ) n. d. a.
5-) Aponte a alternativa em que ocorra oração coordenada sindética adversativa:
( ) Ou você resolve o exercício, ou fica sem nota.
( ) Ele não resolveu o exercício, logo ficou sem nota.
( ) Resolva o exercício, porque você ficará sem nota.
( ) Ele preferia ficar sem nota a resolver o exercício
( ) Ele ficou sem nota, mas não resolveu o exercício.
6-) Há Oração Coordenada em:
( ) A paisagem perdeu o encanto da frescura.
( ) Estudamos toda a matéria para o vestibular.
( ) Tomei um táxi, mas ainda cheguei atrasado.
( ) O autor sobre quem falávamos fará uma palestra amanhã.
( ) Não vejo flores nesta primavera.
7-) I- Não caía um galho, não balançava uma folha.
II- O filho chegou, a filha saiu, mas a mão nem notou.
III- O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova.
Nota-se que existe coordenação assindética em:
( ) apenas na I
( ) apenas na II
( ) apenas na III
( ) em todas
( ) em nenhuma delas.
( ) na I e na III
Reescreva a oração em destaque segundo o modelo abaixo:
(Orações subordinadas substantivas)
É indispensável que modernizemos nosso sistema de trabalho.
É indispensável modernizarmos nosso sistema de trabalho.
É indispensável a modernização do nosso sistema de trabalho.
1. É provável que exista vida em outros planetas.
2. Basta que o povo coopere.
3. A solução é, a meu ver, que devolvam a terra a seu legítimo dono.
4. É importante que adquiramos uma aparelhagem mais moderna.
5. Comenta-se, em toda parte, que ele é o responsável por tudo.
6. Convém que leiamos atentamente o texto.
7. O professor sugeriu que interpretássemos o texto.
8. É mister que se conclua com a máxima urgência o planejamento atual.
9. Não importa que o conselho aprove ou não o nosso projeto.
10. Acho bem provável que o diretor intervenha na discussão.
11. É indispensável que aumentemos nossas exportações.
12. O governo espera que os deputados compreendam a importância da medida.
13. Seria útil que alterassem os planos.
14. Nota-se perfeitamente que a atitude é audaz.
15. É necessário que mantenhamos a ordem no recinto.
Reescreva as sentenças a seguir, seguindo o modelo:
(Transformação de período composto em período simples.)
Consideramos que a construção da estrada é perfeitamente viável.
Consideramos perfeitamente viável a construção
da estrada.
1. Julgo que são improcedentes as suas denúncias.
2. Considero que é impraticável a prática do futebol neste estádio.
3, A torcida acha que a compra do atleta é mais do que necessária.
4. O técnico supôs que o estado geral do time era satisfatório.
5. Reputo como sendo inverídicas as acusações a mim atribuídas.
6. Nós reconhecemos que foi imprudente a atitude que assumimos m última reunião.
7. O engenheiro-chefe julgou que seriam incalculáveis os benefícios que a adoção da método traria.
8, Considera-se que é mais do que certa a substituição do embaixador.
9/ Até o momento, o governo não achou que seria conveniente o racionamento de combustíveis.
10. É indispensável que reconheçamos que é impossível a aquisição da matéria prima .
Reescreva a oração em destaque, segundo o modelo abaixo:
É necessário que preparemos os originais.
É necessário prepararmos os originais.
É necessária a preparação dos originais.
1. Fez-se necessário que o diretor estivesse presente.
2. É importante que todos cooperem nesta emergência.
3. Foi desagradável que os torcedores agredissem o juiz.
4. Todos esperam que a seleção volte para homenagear os jogadores.
5. O entrevistado achou razoável que o governo intervisse na distribuição do leite.
6. Seria bom que os interessados devolvessem os formulários no dia seguinte.
7. Foi antipático que discordássemos da opinião geral.
8. Será proibido a partir de amanhã que os alunos entrem sem uniforme.
9. Causou espanto que comparecêssemos ao coquetel, já que
não havíamos sido convidados.
10. A esposa esperava que o marido retornasse do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário